Enganam-se,
as pessoas que pensam que esse texto é endereçado aos políticos brasileiros.
Diversas
empresas solicitaram proposta de palestra para a festa de encerramento de ano
para seus colaboradores.
Com
todo carinho, minha equipe e eu, elaboramos um programa especial, tanto no
conteúdo quanto nas condições comerciais.
Coincidentemente,
duas dessas empresas retornaram dizendo que, ao consultarem os colaboradores,
ficou decidido que a preferência da maioria foi por churrasco, cerveja e
pagode.
Não
que eu não goste, ou seja contra churrasco, cerveja e pagode, ou qualquer
estilo musical (com algumas exceções, claro), afinal, um dos prazeres da vida é
se divertir.
No
entanto, o que realmente me deixa indignado, e preocupado, é a comparação entre
as opções oferecidas aos colaboradores. Palestra ou churrasco?
Alimentar
a cultura, o pensamento, a alma ou fartar-se de comida e bebida?
Alguma
semelhança à política do Pão e Circo criada pelos antigos romanos?
...Com o crescimento urbano vieram também os
problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural,
pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados
migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de
vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o
imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos
romanos, alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de
gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram
distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os
problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.
É
preciso repensar os caminhos, especialmente as pessoas que são formadoras de
opinião, para pararmos de criar Lewandowski’s e Cachoeira’s, e orar para que
Joaquim’s Barbosa’s nos libertem da corrupção que só existe, sobrevive e cresce
em razão da nossa omissão e imbecilidade.
Definitivamente
enquanto tivermos colaboradores medíocres, líderes medíocres e atitudes
medíocres, teremos empresas medíocres.
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